Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Âncora de papel

by Miguel Oliveira

Dia Mundial do Teatro

27.03.19, Miguel Oliveira

Celebra-se hoje, dia 27 de março, o Dia Mundial do Teatro. 

Para os que me conhecem bem, sabem que o teatro é uma das minhas grandes paixões. Adoro teatro! Adoro ver e gosto de "fazer". Recuando à minha infância, lembro-me das excursões com os meus avós para vermos teatro de revista, "um género teatral de gosto marcadamente popular (...) que junta as contribuições da música, da dança e do teatro numa atuação global". Dizem os entendidos que é, talvez, dos géneros mais exigentes, uma grande escola. 

Nunca estudei teatro mas já tive a oportunidade de fazer duas peças, em jeito de brincadeira, mas que encarei com seriedade. Lembro-me dos ensaios, das marcações, do jogo de luzes, da colocação de voz, das mudas de roupa, da ansiedade, do contacto direto com o público, do seu ar atento e curioso. Lembro-me dos silêncios, da minha voz trémula e dos aplausos no fim. Lembro-me também da alegria e excitação que se sente no fim da peça, o sentimento de dever cumprido e da importância que nos foi dada durante aquele tempo. É bom. E é igualmente bom estar do outro lado, no público.

Sinto-me uma criança pequena que acaba de receber o brinquedo há muito desejado, cada vez que vou ao teatro. O ambiente, os cenários, as músicas e as luzes têm o poder de nos fazer viajar para os locais que ali são descritos e representados. Ok, com a televisão e com o cinema também podemos sentir um pouco essa sensação, mas no teatro é em tempo real, sem cortes ou edições. Fazemos parte do espetáculo. É a nossa gargalhada, o nosso aplauso ou o nosso silêncio que interagem com o ator, ali, de imediato. 

Tenho pena que o teatro não seja mais respeitado e difundido. Tenho pena que não esteja acessível a toda a gente. Mas vão ao teatro. Sintam o baixar das luzes, o levantar da cortina e a entrega de toda a equipa. É ótimo! 

Feliz Dia Mundial do Teatro.

comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.